Revista Harpia

Harpia ISSN 2179-4073

APRESENTAÇÃO E ESCOPO DA REVISTA

Harpia: Objetivos e Diretrizes

A revista Harpia é editada pelo Instituto Superior do Litoral do Paraná (ISULPAR). Os principais objetivos da revista são publicar artigos sobre temas ligados aos cursos do Isulpar. Com um enfoque de perspectiva multidisciplinar, o foco central da revista é a discussão de assuntos diversos das formações presentes na instituição.

A Harpia não cobra taxas de submissão e publicação. Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados na revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de responsabilidade dos autores. Como a revista é de acesso público (open access), os trabalhos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais.

Toda correspondência e submissão de artigos deverá ser encaminhada aos Editores, através do email harpia@isulpar.edu.br.


A Harpia é uma revista eletrônica (online), disponível para consulta no website https://www.isulpar.edu.br/index.php. A revista recebe submissões em fluxo contínuo, publicando duas edições ao longo do ano, e eventualmente organiza dossiês temáticos. São aceitos: (i) artigos originais e de revisão; (ii) ensaios sobre temas de relevância; e (iii) resenhas de livros renomadas das áreas de conhecimento da instituição. Os textos são disponibilizados online no volume referente assim que a edição fica pronta para publicação (revisada e diagramada).


A submissão e o acompanhamento do processo de avaliação dos trabalhos enviados à Harpia devem ser feitos pelo email harpia@isulpar.edu.br. Os trabalhos submetidos não devem estar em avaliação por qualquer outra revista e devem ter sido aprovados pelos autores. Ao concluir a submissão de um trabalho, todos os autores automaticamente aceitam as regras e políticas aqui apresentadas.

É função dos Editores avaliar preliminarmente o conteúdo do trabalho submetido e, caso haja restrições à publicação, não designá-lo para avaliação final de publicação. A rejeição nesta etapa do processo de avaliação será comunicada por email aos autores. Nesta etapa não será encaminhada uma avaliação detalhada do manuscrito para os autores, mas a mensagem comunicando a não aceitação indicará uma das quatro razões fundamentais a seguir:

  • 1) O artigo “não segue as NORMAS PARA PUBLICAÇÃO da revista”, estabelecidas nesta página.
  • 2) O artigo “não se encaixa dentro do ESCOPO DA REVISTA” (descritos acima).
  • 3) O artigo “não apresenta o perfil esperado pela revista”. O perfil desejado pela Harpia pode ser resumido como o de manuscritos científicos originais e de qualidade, ou seja, que atendam às boas práticas da redação científica, e tenham complexidade e sofisticação intelectual compatíveis com o nível almejado pela revista. Exemplos de manuscritos que serão recusados por não serem de caráter científico são textos jornalísticos, panfletários, anedóticos ou meros relatórios de pesquisa. Quanto à qualidade, buscam-se artigos claros e objetivos, com boa estrutura de texto, adequada problematização de pesquisa, metodologia pertinente, respostas e conclusões coerentes e boa inferência lógico-científica, ilustrações de boa qualidade, e com conteúdo relevante e atual. Serão recusados, por exemplo, textos extraídos de monografias, sem a adequada conversão para o formato de artigo ou ensaio; textos com problemas sérios de linguagem ou de redação e/ou conteúdos simples; e trabalhos cujas descobertas aportem pouca novidade.
  • 4) Os Editores poderão também realizar ou solicitar, quando julgarem necessário, pequenas modificações nos originais, visando uma melhor adequação aos padrões da revista. Os editores enviarão aos avaliadores apenas manuscritos cujos defeitos ou limitações tenham chances realistas de correção pelos mesmos, sem uma carga despropositada de trabalho.

A submissão dos trabalhos será realizada por email. As seguintes informações deverão constar no corpo do email no ato de submissão do artigo:

  • a) Nome, nome do meio e sobrenome dos autores: colocar o nome completo, sem abreviações, correspondente a cada campo.
  • b) Email: email de contato do autor e que será posteriormente disponibilizado no arquivo final da publicação.
  • c) Instituição/Afiliação: função e vínculo institucional do Autor.
  • d) País: país do vínculo institucional.

Os textos devem seguir o formato adequado para submissão:

  • 1) O arquivo deve ser enviado no formato .doc ou .docx, em letra Times New Roman, tamanho 12, em formato A4, com margens superior e esquerda de 3cm e inferior e direita de 2cm.
  • 2) O título deve ter um máximo de 20 palavras e ser centralizado em negrito.
  • 3) Os resumos devem ser de no máximo 250 palavras. Devem ser enviados, obrigatoriamente, em português, em inglês e espanhol. O resumo deve ser precedido de 3 palavras-chave (keywords).
  • 4) As seções do texto devem ser numeradas e subdivididas (por exemplo: 1. Introdução; 2. Metodologia, etc.), e todas as seções devem ser numeradas.
  • 5) As referências devem estar de acordo com as normas da ABNT e devem ser apresentadas ao final do manuscrito.
  • 6) Os gráficos e tabelas devem ser numerados e acompanhados de título. As tabelas devem ser enviadas no formato inserido no texto e não como imagens.

A Harpia não se responsabiliza por erros de formatação que não foram seguidos à risca pelas instruções acima.


APRESENTAÇÃO E ESCOPO DA REVISTA

Prezados autores,

O Instituto Superior do Litoral do Paraná – ISULPAR (sediado em Paranaguá/PR), informa que está aberto o processo de submissão de artigos científicos, em fluxo contínuo, para compor as edições da revista Harpia. O principal objetivo da revista é publicar artigos sobre temas ligados aos cursos do Isulpar. Com um enfoque de perspectiva multidisciplinar, o foco central da revista é a discussão de assuntos diversos das formações presentes na instituição. Os textos deverão ser enviados preferencialmente em português para o seguinte endereço eletrônico: harpia@isulpar.edu.br, os/as autores/as devem utilizar o template disponível, que contém o modelo com as normas de formatação. Agradecemos a colaboração e divulgação.

Prof. Dr. Tiago Vernize Mafra
Editor da Revista Harpia

Profª. Mscª. Eliana Granadier
Editora da Revista Harpia